A ESCOLA

Fundada em 1950

A Escola de Guitarra Duarte Costa foi a primeira escola de guitarra a surgir, em Lisboa, na década de 1950. Nela, o compositor e guitarrista José Duarte Costa implementou o seu próprio Método para o ensino do instrumento, formando a primeira geração de grandes guitarristas em Portugal. Hoje em dia, a escola apresenta uma oferta mais alargada, mantendo-se o destaque dado à Guitarra Clássica e à obra do seu fundador.

O Método

O “Método para Guitarra Espanhola” (José Duarte Costa, 1953) constitui a base do ensino desenvolvido na nossa escola. Esta obra destaca-se pela originalidade das composições para duo de guitarras, nas quais aluno e professor partilham a execução musical de uma forma única.
A sonoridade deste repertório aproxima-nos da música popular de tradição portuguesa e espanhola, fortemente marcada por sensibilidade e ousadia; simplicidade e engenho criativo.
Na Escola Duarte Costa desenvolvemos também um método de ensino original adaptado para crianças, com muita criatividade, boa disposição e óptimos resultados.

A Obra

Ao longo da sua vida, o Mestre José Duarte Costa notou e publicou centenas de pá ginas de música para guitarra: solos, duos, trios, arranjos, concertos, etc. Este repertório é caracterizado por um gosto refinado, aliado a um conhecimento profundo da técnica e dos recursos expressivos do instrumento.

O “Método de Guitarra" – composto em 5 volumes – constituiu a base da formação da primeira grande geração de guitarristas em Portugal.

Pela sua qualidade e originalidade, merecem também destaque os concertos para guitarra e orquestra, bem como os arranjos de música tradicional portuguesa e “clássica”: únicos no seu género e sempre apaixonantes, tanto para o ouvinte como para o intérprete.